Engenharia 360 graus
Temos uma geração sui generis de engenheiros ainda em plena ativa, nascidos nos anos 60 e 70, que estudaram engenharia nos anos 80, que descobriram o mundo das obras nos anos 80 e 90, que experimentaram caminhos diversos nos anos 2000, que se estabilizaram e ficaram mais sábios nos anos 2010 e que seguem firmes nos anos 2020. Engenheiros que viveram várias décadas diferentes, dois séculos diferentes, dois milênios diferentes, passaram dos textos manuscritos ou datilografados ou TELEX, para o TELEFAX, o e-mail e o WhatsApp, dos metros de madeira dobráveis, para as trenas eletrônicas, dos bipes e fichas de orelhão para o celular, dos primeiros computadores com seus cartões perfurados e disquetes aos terabytes e tabletes, das fotos de obra em preto e branco para as digitais com drones, das réguas T, esquadros e compassos para o BIM, engenheiros que passaram por muita coisa, de uma carreira iniciada analógica até uma totalmente digital, viveram e testemunharam muito mais coisas que qualquer outra geração, profissionais especiais e únicos.
E esses engenheiros viram, para além dos canteiros e escritórios, o mundo passar por diversos desafios, guerras, escassez de matéria-prima, pandemia, mudança de perfil de consumo, de usuários cada vez mais exigentes.
Por tudo, tiveram que se reinventar, aprender a olhar os processos construtivos como um todo, desde a compra de um terreno até a entrega da obra pronta, sempre pelo viés da alteridade (com foco no Outro), visualizar com mais assertividade potenciais possibilidades e os futuros passos.
A Engenharia em seus diversos seguimentos, das obras de pequeno a grande porte, dos consumidores dos extratos populares aos de altíssimo padrão, tem particularidades e especificidades que determinam uma linha construtiva. e o grande segredo para o equilíbrio está na Integração. Quando diversas sintonias finas do conceito geral de engenharia se cruzam e se retroalimentam, quando uma experiência empresta para outra e recebe de outra, se tem a integração 360 graus. Integração é o futuro e o presente. Empresas que trabalham com soluções integradas sabem a diferença que faz.
Ajuntamos as experiências diversas de três engenheiros nascidos em 60 e 70 cada qual com seu Conhecimento Vivenciado e que seguem firmes vivendo, aprendendo, ensinando, trocando, pensando em como as diversas experiências podem conversar entre si e gerar soluções disruptivas para os velhos e os novos problemas.